Exercício de Ser Criança

Manoel de Barros

Tenho um livro sobre águas e meninos.
Gostei mais de um menino que carregava água na peneira.
A mãe disse que carregar água na peneira
Era o mesmo que roubar um vento e sair correndo
com ele para mostrar aos irmãos.
A mãe disse que era o mesmo
que catar espinhos na água
O mesmo que criar peixes no bolso.
O menino era ligado em despropósitos.
Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos
A mãe reparou que o menino gostava
mais do vazio do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores e até infinitos.
Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito
Porque gostava de carregar água na peneira
Com o tempo descobriu que escrever
seria o mesmo que carregar água na peneira.
No escrever o menino viu que era capaz
de ser noviça, monge ou mendigo ao mesmo tempo.
O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.
Foi capaz de interromper o vôo de um pássaro
botando ponto final na frase.
Foi capaz de modificar a tarde
botando uma chuva nela.
O menino fazia prodígios.
Até fez uma pedra dar flor!

Articulação do trabalho entre as(os) pedagogas(os)

Colegas, a Plataforma Vixeduca está funcionando normalmente!

Acessem, confirmem os novos prazos para a participação no Fórum e participem!

O próximo encontro será nos dias 15 e 16 de agosto!

"Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria,
em que se fala, em que se adivinha,
a escola que apaixonadamente
diz sim à vida"
Paulo Freire

Este curso esta sendo oferecido especialmente para atender as Salas de Recursos Multifuncionais distribuídas pelo MEC através da SEESP e tem por objetivo ser um espaço para que os professores possam aprofundar conhecimentos e tirar dúvidas sobre a Tecnologia Assistiva, especialmente na área da Comunicação Alternativa e Acesso ao Computador.

Nas salas de recursos multifuncionais que receberam o software BOARDMAKER com SPEAKING DYNAMICALLY PRO os professores poderão criar inúmeros recursos de comunicação alternativa, como cartões e pranchas de comunicação, e também desenvolver atividades educacionais virtuais com acessibilidade. Estes programas transformam também o computador em poderosa ferramenta de educação e comunicação com fala.

É um programa de design que permite fazer e adaptar materiais curriculares para os alunos que precisam de símbolos.

Com o Boardmaker podemos  criar materiais impressos importantes, como placas de comunicação, com símbolos de Imagem Comunicação ™ (PCS),  imagens , gráficos, livros falados, suportes de comportamento, horários, bate-papos de recompensa, aulas práticas e muito mais!

O Software deve ser utilizados por professores, terapeutas e pais de alunos com necessidades educativas especiais.